sábado, 27 de fevereiro de 2010

Mardi Gras 2010

O Festival Mardi Gras de Sydney é o maior festival do mundo de gays e lésbicas, que visa, essencialmente, chamar a atenção para a questão da homossexualidade. Entre os mais de 100 eventos que têm lugar durante 2 semanas em Sydney, o mais famoso e que junta mais espectadores é sem dúvida o Mardi Gras Parade, que aconteceu este sábado! Nós estivemos lá!
A título de curiosidade fiquem a saber que a chave do sucesso deste festival foi provavelmente a oposição ao mesmo durante o seu primeiro ano de existência. A primeira marcha teve lugar em 1978 e ficou marcada pela intervenção violenta da polícia. Esta parada teve apenas a participação de 2000 pessoas e terminou com a detenção de 53. Durante os meses que se seguiram os protestos foram muitos e em 1979 o Parlamento de New South Wales revogou a legislação que permitia detenções em resultado de manifestações públicas, tendo aprovado uma nova lei que determinava que todos aqueles que quisessem manifestarem-se teriam apenas que obter uma licença para o efeito. Assim, o primeiro festival Mardi Gras foi, na verdade, um importante passo na efectivação dos direitos civis da comunidade gay.
A verdade é que durante os anos 90 este evento tomou dimensões completamente inesperadas, não só no que respeita ao número de espectadores, mas também no que toca à dimensão do seu staff, contando já com uma empresa de organização das viagens e eventos. Actualmente este festival e, em particular, a Mardi Gras Parade é um verdadeiro evento internacional, com uma intensa cobertura por parte dos medias, atraindo pessoas de diversos países, tendo mais de 10.000 participantes e gerando receitas para a economia de New South Wales na ordem dos 38 milhões de dólares!!! Por causa disto, várias entidades públicas e privadas não só apoiam o evento, como têm efectivamente uma participação activa no mesmo: durante a parada há carros alegóricos de algumas maiores empresas australianas - tipo bancos - polícias e bombeiros com os respectivos carros, os nadadores salvadores das praias, entre outros. Claro que nós não podíamos perder este grande evento e lá nos juntámos aos milhares de outros espectadores para ver as centenas de carros alegóricos, cheios de luzes, cores e música que iam passando por nós!!! As fotografias falam por si!

3 comentários:

  1. LOLOL não havia maneira de arrancarmos aquelas cabeças da frente! hahaha Bom Post ;)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Caso tenham perdido ou não tenham participado ;) na sessão de fotos de 5200 nus junto à Ópera de Sidney por Spencer Tunick, cá fica o link do 'making of' respectivo:

    http://www.guardian.co.uk/artanddesign/video/2010/mar/01/naked-art-spencer-tunick-sydney

    E se participaram, as minhas desculpas, porque confesso que não vos reconheci!

    ResponderEliminar