Este fim de semana tiveram início as comemorações do novo ano chinês em Sydney e da entrada no ano do Tigre!
O festival do novo ano chinês em Sydney é a maior celebração do novo ano lunar que tem lugar fora da Ásia. Tal facto deve-se ao enorme número de chineses que vivem nesta cidade. Pelo que andei a ler, e de acordo com um census que foi feito em 2006, 670 000 australianos têm antepassados chineses. Os chineses começaram a emigrar para a Austrália em meados do século XIX incentivados pela corrida ao ouro que teve lugar por aqui. Actualmente, a China é a terceira maior fonte de imigrantes na Austrália (à frente ficam apenas o Reino Unido e Nova Zelândia).
O ano novo chinês é o evento mais importante celebrado pelos chineses em todo o mundo. As celebrações do novo ano chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, têm início no primeiro dia de lua nova do e terminam com a lua cheia, 15 dias depois. Durante este período há inúmeros eventos a decorrer em Sydney, uns mais atractivos do que outros!
No sábado decidimos juntarmo-nos às comemorações chinesas e dar um salto até aos Chinese New Year Markets, em Chinatown. Este mercado conta com mais de 50 “banquinhas” de comida típica chinesa, presentes de ano novo, artesanato e outras actividades. Há também espectáculos de dança e música ao longo do dia e da noite. Posso assegurar que foi uma tarde bem passada!
Há 10 anos
Que interessante poderem viver estes momentos do ano novo chinês! São hábitos bem diferentes de uma cultura oriental com caracteristicas muito próprias. Vale apena compreendê-la.
ResponderEliminarTenham uma boa semana!
Bjs
Elisabete