quinta-feira, 25 de março de 2010

As minhas quartas-feiras à “noite”

Desde de há um mês e meio para cá que às quartas-feiras, por volta das 17:15 (eles chamam a isto noite) tenho ido ter ao CYCA. E o que é o CYCA? Traduzindo por miúdos é o Cruising Yacht Club of Australia e é lá que está ancorado o Jewel, um veleiro com 33 pés onde faço vela grande.

O CYCA organiza todas as quartas-feiras durante a época de verão (Outubro a Março), as Twilight Series. Estas regatas, onde é proibido içar o Spi, são dentro do Sydney Harbour (toda a baía de Sydney) e começam às 18h o que permite a quem trabalha chegar ao clube a tempo. Por essa razão, todas as semanas estão presentes mais de 100 barcos divididos por 4 classes.

Como é que isto tudo começou? Eu já sabia destas regatas e numa passagem pelo clube tinham-me dito que nos dias de regata havia um quadro no bar do clube onde quem queria entrar para um barco se inscrevia e os barcos que estavam à procura de pessoas punham o nome. Assim, um dia destes lá fui eu para o clube por volta das 17h procurar o dito quadro. Como não sabia, perguntei à primeira pessoa que vi onde era o bar. Sorte! Era o Tony, skipper do Jewel, que ia a caminho do bar para ver o quadro porque precisava de uma pessoa. Fui logo com ele e, desde então, tenho sido convocado quase todas as semanas.

Nós estamos na classe D, a mais baixa, e o ambiente a bordo é muito mas muito descontraído. Aliás, é tão descontraído que quando perguntei como é que eles se costumavam safar o Tony disse-me para não preocupar porque no final, geralmente eram os últimos mas também os mais bêbados. De facto é isto que acontece excepto quando ele tem jogo de futebol a seguir e não bebe. Aconteceu duas vezes e ficámos em 3º e 4º lugar o que é muito bom tendo em conta a composição da tripulação. No fim das regatas vai tudo para o bar para beber mais uns copos num ambiente óptimo e onde quase 95% das pessoas são Australianas, o que é muito raro em Sydney.

Agora chega de conversa e ficam umas fotografias duns momentos bem passados.

O Tony num dia de futebol

Aqui não tinha jogo. Não admira que lhe tenham tirado a carta...

1 comentário: