domingo, 11 de abril de 2010

Último dia: Hunter Valley

Depois duma noite descansada, já em casa, fizemo-nos à estrada rumo a Hunter Valley. Hunter Valley fica a quase 200 km a norte de Sydney e é uma das regiões mais antigas de vinhos da Austrália. Em Hunter Valley são produzidos vinhos de várias castas, desde shiraz, chardonnay, verdello, e semillon (Pedro PG espero não estar a cometer nenhum erro!). Por se tratar duma região de pequena dimensão, os vinhos produzidos são todos vendidos para lojas, não sendo dirigidos ao mercado de exportação.

Depois de chegarmos, percebemos que, pela quantidade de adegas que o guia e as várias setas na estrada indicavam existir por ali, o melhor seria mesmo pararmos no centro de informações para percebermos onde devíamos ir. A nossa primeira visita foi então à McGuigan Winery, onde perdemos quase toda a manhã, já que a visita incluía uma prova de vários vinhos, uma prova de queijos e um tour pela adega e vinhas com uma explicação pormenorizada sobre todo o processo de produção de vinhos! A guia, por saber que éramos portugueses e que em Portugal também se fazem vinhos de qualidade, passou todo o tempo a fazer-nos perguntas e a estabelecer comparações entre os métodos utilizados na Austrália e na Europa, o que tornou a visita ainda mais interessante!

De seguida, fomos a uma outra adega, mais pequena – Audrey Wilkinson Vineyard - onde nos tinham dito que teríamos uma vista de 360.º graus sobre todo o vale. A paragem valeu realmente a pena, pois a vista era espectacular! Claro que também aqui fizemos nova prova de vinhos!!

A tarde foi ocupada por mais uma ou duas paragens em algumas adegas (Pokolbin Estate Vineyard e Lindemans Wines), todas elas com direito a provas…Convém dizer que, claro está, as provas não eram pagas, e que depois da segunda prova já estávamos a ver tudo a andar à roda!! Para quem não quer apenas dedicar-se aos vinhos, há muitas outras coisas para fazer por aqui: há passeios de avioneta e de balão para aqueles que não se importem de gastar um bocadinho mais, golf, restaurantes óptimos, etc!

Ao final da tarde, o Pedro quis manter a tradição da Páscoa dos Brandões e fazer uma caça aos ovos. Para o efeito, decidimos parar nos Jardins de Hunter Valley e lá fomos nós, tipo crianças, esconder os ovos de chocolate (que nos tinham oferecido no restaurante de Canberra) no meio dos ramos das árvores do jardim!! Só visto!

Antes de voltarmos para Sydney queríamos fazer uma última paragem numa vilazinha que pela descrição do nosso guia parecia valer a pena, por ser cheia de lojas gourmet, com várias boutiques de vinho e cafés com boa pinta… Nunca demos com a tal terra e fomos antes ter a uma aldeia minúscula, para aí com 7 ou 8 casas, mas com um pub no meio da estrada, cheio de gente, animadíssimo e com música óptima!!! O Pedro aproveitou para aí beber um café bem forte, para fazer a viagem de regresso a casa, que, por causa deste desvio, acabou por não ser feita pela estrada principal, mas por uma estrada (bem) secundária, cheia de curvas e contra-curvas, mas com uma paisagem que claramente compensou os kms a mais.

8 comentários:

  1. Essa zona é lindissima.Que inveja!...
    Quando for aí , podem pôr no nosso roteiro a visita a esta região.
    Não sei como vamos ter tempo para ver tanta coisa....Estou a pensar duplicar o tempo de férias...
    Estou a brincar, não se assustem
    Bjs
    Mãe

    ResponderEliminar
  2. Não era nada má ideia!! Coisas para fazer e ver não iam faltar Mãe!!Bjssssss

    ResponderEliminar
  3. Pedro Pereira Gonçalves12 de abril de 2010 às 08:44

    Eu não disse que valia a pena?!?!?

    Bjs

    Pedro

    ResponderEliminar
  4. As 8.ª e 9.ª fotografias são muito ao nível do The Sound of Music... De certeza que estão na Austrália? Cá para mim estão a passar férias com a família Von Trapp e não querem dizer nada a ninguém...
    Adorei!!!
    beijinhoooooos

    ResponderEliminar
  5. A 7.ª fotografia é digna de concurso! Great work. beijos

    ResponderEliminar
  6. Morro de inveja!
    Este vosso roteiro fez-me lembrar as minhas viagens com o Pedro a ver adegas atrás de adegas!
    Muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Pedro!!!! Soube hoje da novidade ;0)

    ResponderEliminar
  8. Então, já estão convencidos de que vale a pena fazerem-nos uma visita...? Vá venham lá...!!! Estou a morrer de saudades de todos!!! Bjssss

    ResponderEliminar