quarta-feira, 7 de abril de 2010

2nd Day – Golfies and Canberra

UNITED

Depois de uma noite muito bem dormida no Sandpiper Motel em Ulladulla e bem cedinho, 7 am, acordamos para um dia igual à noite, ou seja, chuvoso. Isto de imediato traçou o nosso próximo destino, Canberra mas, antes disso, impunha-se uma surfada! Assim, munidos do meu guia de surf da Australia, partimos à descoberta. Depois de ter confirmado que a praia onde tínhamos jantado não oferecia condições fomos à procura de um pico chamado Golfe Course Reef. Seguindo as indicações do guia lá fomos nós mas estas levaram-nos de volta à mesma praia. Impunha-se conhecimento local. Depois de uns dedos de conversa com um velho lobo do surf que por lá andava, rumamos a Golfies (o nome carinhoso que os locais dão ao pico) já que ele confirmou que essa seria mesmo a melhor opção. Confirmava-se! Alta esquerda num reef break. De fato já vestido e muito agradecido pela mulher que tenho (a Leo ia ficar sozinha à minha espera até os Vozones chegarem e por causa do tempo nem sequer dava para estar na praia) fiz-me ao mar. A surfada foi prejudicada pelo crowd e pela maré a subir mas deu para tirar a barriga de misérias e preparar-me para rumar a Canberra.

Esta é no dia seguinte, estava muito melhor!

Imagino que estejam a estranhar este destino e mesmo nós não nos víamos a ir lá, pelo menos, tão cedo mas, há uma combinação de factores que o explica: o mau tempo, o facto de estarmos apenas a 200 km de lá (cá é muito pouco) e a exposição de impressionismo com todos os quadros do museu D’Orsay por lá (já estavam vistos mas é sempre bom rever). Estrada fora lá fomos nós e de novo surpreendidos pelo caminho. Nos primeiros quilómetros sobe-se a pique no meio de uma floresta luxuriante e super densa. Segue-se um planalto a perder de vista com pastagens verdejantes e pintalgadas por gado e cavalos.

Canberra fica no ACT (Australian Capital Territory) e para evitar discussões foi construída a meio caminho entre Melbourne e Sydney em 1913. É uma cidade planeada de raiz e ao mais ínfimo pormenor e que resultou de um concurso internacional ganho pelo arquitecto americano Walter Burlay Griffin. É perfeitamente geométrica e desenvolve-se toda em volta de um grande lago central, o lago Griffin. A criação artificial desta cidade foi bastante criticada chegando mesmo a dizer-se que foi “a waste of a good sheep pasture”.

Começamos a nossa visita pelo Australian War Memorial, um dos principais museus da Austrália e que cobre toda a história militar do país nomeadamente a participação da Austrália nas duas Grandes Guerras. Se cá fora há pouco para ver, o caso muda completamente de figura assim que se entra e, infelizmente, por causa da nossa agenda apertada tivemos de sair de lá deixando muita coisa por ver.

Seguimos então para o novo parlamento, construído em 1988 e projectado pelo mesmo arquitecto. Este edifício enorme, está tão bem integrado na paisagem com os seus “Green Roofs” que descem até ao nível da rua que acaba por perder, na minha opinião, a imponência que deveria ter. Infelizmente não pudemos ir lá dentro pois já passava das 5 pm.

Parlamento visto, seguimos para a principal atracão, a exposição “Masterpieces from Paris” na National Gallery of Australia. Mesmo não havendo nenhuma exposição relevante, vale a pena passar por cá só para ver o jardim das esculturas que é bem giro. A exposição em si foi fantástica. Todas as grandes obras de Van Gogh, Gauguin, Cézanne, Monet, etc. estavam cá (coitadas das pessoas que forem agora ao D’Orsay) e as salas estavam à cunha. Tirando isto, valeu mesmo a pena.

Com o papo cheio de cultura, faltava preenchê-lo com comida. Fomos para o centro de Canberra e descobrimos que afinal há habitantes nesta cidade. A sensação de cidade fantasma com as ruas completamente vazias que tivéramos o dia todo desfez-se. Esta zona, não sendo comparável a Sydney, era bastante animada com os restaurantes e bares cheios e muitas pessoas nas ruas.

4 comentários:

  1. Esse céu na segunda foto é inacreditavel!
    Gde bjs

    ResponderEliminar
  2. Que grandes férias!!!! Que inveja. Por cá poucas novidades comecei a época de exames do 2º trismestre logo com corporate finance bem rasgadinho ao bom velho estilo do IST. Seguem-se mais 3 exames e muito estudo. No sábado demos uma volta à noite e ainda nos lembrámos de alguns episódios caricatos onde tu entravas por isso ligámos-te mas infelizmente não te apanhámos. Devias estar dentro de água seu cão. Ainda bem que estão a aproveitar. leonor que tal as aulas?

    Beijos e abraços

    Fausto

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. A quinta fotografia não é no Parque Eduardo VII?

    ResponderEliminar