quinta-feira, 12 de agosto de 2010

City2Surf

Este domingo participámos num dos maiores eventos do ano em Sydney: o City2surf. O City2surf é uma corrida de 14km, organizada desde há 40 anos pelo Sydney Morning Herald (um dos maiores jornais australianos). A corrida tem inicio no CBD e termina em Bondi Beach, sendo actualmente a corrida mais participada em todo o mundo. Este ano, batendo todos os recordes de anos anteriores, contou com mais de 85.000 participantes. O valor da inscrição vai directamente para uma instituição de caridade escolhida por cada participante. Este ano foi possível recolher quase $3 milhões.

Para além da grandiosidade dos números, a verdade é que o evento vale pelo ambiente de festa que se vive não só ao longo de todo o percurso e claro está na chegada à recta final em Bondi, mas a partir do momento em que saímos de casa.

O despertador nesse dia tocou às 6.15 da manhã (confesso que por uns minutos pensei em desistir, e quem me conhece bem sabe que acordar cedo para ir fazer desporto não é propriamente o meu género!). Quando saímos de casa, já todos equipados e a tiritar de frio, deparámo-nos com um movimento extraordinário: famílias inteiras (pai, mãe, filhos de todas as idades, alguns ainda em carrinho, e avós) vestidos a rigor em direcção ao CBD. Os comboios estavam à pinha e apesar da hora ridícula em que todos estávamos ali num domingo, as pessoas estavam animadíssimas!

Depois de deixarmos as nossas coisas numa das centenas de carrinhas disponíveis que as transportariam até Bondi, juntámo-nos, já com a Mali e Aaron, ao nosso grupo – o grupo dos amarelos. Os participantes são organizados em função não só de provas dadas anteriormente (os melhores tempos de anos anteriores ficam no 1.º grupo a partir), mas também tendo em consideração o momento da respectiva inscrição. Nós claro, como já nos inscrevemos tarde, ficámos no penúltimo grupo, o que em termos práticos significa que saímos 30 minutos depois da largada do grupo da frente.

O Pedro que queria efectivamente tentar correr os 14 kms acabou por ficar sozinho durante a maior parte do tempo, pois todos os nossos amigos que também corriam à séria estavam em grupos mais adiantados. A Mali, o Aaron e eu alternámos alguns kms de corrida, com outros de caminhada. O mar de gente que tínhamos à nossa frente e atrás de nós era impressionante e o ambiente à nossa volta também! Ao longo de todo o percurso grupos de música para agradar qualquer tipo de ouvinte não faltaram, uns claramente mais sérios do que outros, desde grupos de jazz, rock puro e duro, uma banda na verdadeira acepção da palavra e até o Elvis fez questão de aparecer! Participantes mascarados também iam aparecendo – superherois, estrunfes, o Wally, entre muitos mais.

Ao fim de 1h20 minutos o Pedro chegou ao seu destino final. Segundo ele, este tempo “miserável” ficou-se a dever ao facto de ter que estar constantemente a tentar contornar os grupos de pessoas que pura e simplesmente queriam passear (claro!). O tempo que eu demorei não é digno de publicação! LOL! O vencedor fez os 14 kms em 41 minutos!!! A verdade verdadinha é que nós não nos preparámos minimamente, mas fica aqui a promessa que para o ano que vem os resultados serão melhores!

Depois de chegarmos a Bondi, acabámos a nossa longa manhã num bar/restaurante com alguns amigos para o merecido descanso.
Antes da corrida começar
O mar de gente (Fotografia tirada do site do City2Surf) (Fotografia tirada do site do City2Surf) A animação nas ruas
O inicio da subida mais dura! A chegada a Bondi O Pedro a uns metros da meta!
A prova da nossa participação

8 comentários:

  1. Pronto, eu digo, o tempo da Leo foi 2:19. Por ela tinha feito melhor mas a Mali nao queria correr... Claro! Por incrivel que pareca ela esteve 1 min abaixo do tempo medio de prova! Isto prova a quantidade de gente que efectivamente so queria passear!

    ResponderEliminar
  2. Que pena que em portugal não haja um evento destes com a participação de toda a população.
    Quando regressarem ficam já nomeados os organizadores de " A grande corrida de Lisboa".
    Parabens aos dois...
    Mãe

    ResponderEliminar
  3. Leozita!!!
    Quem te viu e quem te vê! Cá em Lisboa nunca foste fazer as maratonas da ponte....
    Para o ano pode ser que esteja aí contigo também a participar!
    Um grande beijinho!Estou a morrer de saudades da minha maninha!

    ResponderEliminar
  4. Bom... Confesso que quando comecei a ler este post só pensei: What??? A Leo numa maratona??? A correr??? NO WAY!
    À medida que fui lendo e vi as fotos, percebi o que realmente foi o city2surf para a minha amiga!!! UFA!!! Pensei que já não eras a mesma pessoa, Leonor!!! LOL! Adorei!! Vai haver alguma coisa do género em Nov?
    Já estamos a contar os dias...!!! Estamos cheios de saudades!
    Beijinhos aos 2
    Rita

    ResponderEliminar
  5. Leonor e Pedro,

    Eu, que sou uma séria seguidora do vosso blog, só agora deixo o meu comentário, pelos motivos que conhecem.
    Parabéns pela vossa participação!!!
    Sabiam que eu já participei na mini maratona de Lisboa?
    Essa deve ter sido o máximo!!!!!!!
    Continuem com essa energia
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Excuse me!! Eu corri sim, eu e Leo tinhamos toda uma estrategia de corrida planejada e se ficamos 1 minuto abaixo do tempo medio a culpa nao eh minha!!! Leo, as fotos ficaram muito legais! Voce eh minha maratonista/fotografa favorita!! lol

    ResponderEliminar
  7. Leonor,
    É impressão minha, ou estás a beber uma jola em plena corrida?!?!
    Bom post!
    :-)
    Bjs,
    DLF

    ResponderEliminar
  8. Lindo! Nem queria acreditar :0)
    A Australia e o amor fazem milagres, 6h da manhã, para irem correr, hahahaha ;0)
    Espectacular.

    Bjs

    ResponderEliminar