quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Aussie day

Terça-feira, dia 26 de Janeiro, foi o dia nacional da Austrália - Australia day - e correspondeu ao nosso primeiro verdadeiro dia de descanso em Sydney!
Começando por explicar o que é que se celebra no Australia day, andei a pesquisar e descobri que neste dia assinala-se o aniversário da chegada da 1.ª frota de 11 navios de condenados vindos da Grã-Bretanha, comandada pelo Capitão Arthur Philip (26 de Janeiro de 1788).
O Australia day é marcado por inúmeras comemorações e festejos um pouco por todo o país, as quais reflectem, actualmente, a diversidade e contemporaneidade deste grande país! Em particular em Sydney, os eventos são mais do que muitos e há para todos os gostos e idades!
Inicialmente planeámos ir para o Sydney Harbour, logo pelas 11 da manhã, para o AAMI Ferrython, que é, nada mais, nada menos, do que uma corrida entre os Sydney ferries, decorados a rigor. Como o calor apertava – 30.º C – e a vontade de ir para a praia era enorme, optámos por ir para Bondi Beach apanhar os primeiros raios de sol do ano! De qualquer forma, deixamos aqui uma fotografia do ferrython, com a promessa de que para o ano lá estaremos!
Tal como nós, uns quantos milhares de australianos e alguns estrangeiros, tiveram exactamente a mesma ideia, e Bondi Beach estava literalmente à “cunha”!!! De qualquer forma, o dia não podia ter sido melhor!!! A água estava para aí a uns 23.º C!! Para os que me conhecem bem, sabem que não é em qualquer praia que me dou ao luxo de dar um mergulho no mar, mas juro que não me lembro das (muitas) vezes que fui à água!! Estava mesmo boa…!!!
O Pedro tentou dar a primeira surfada do ano… Infelizmente, não teve muita sorte e acabou por trocar a prancha cor-de-rosa da Mariana pela havaiana gigante, alusiva à Austrália, que estavam a vender na praia!! Acabou por se divertir muito mais naquele mar de 0,5 m!!!
Na praia, o espírito nacionalista era mais do que visível – novos e velhos todos tinham uma qualquer peça de roupa ou sinal com a bandeira australiana. Havia desde bikinis, toalhas, chapéus, t-shirts, tatuagens e mesmo bandeiras com as cores da Austrália por todo o lado… Uma loucura!!! À noite decidimos ir ver um concerto ao ar livre e o fogo de artificio que marcava o final da celebração deste dia. Aventurámo-nos com a Mariana para as ruas do CBD e o que encontrámos foi um mar de gente por todo o lado! Parecia que toda a população de Sydney e arredores tinha saído à rua!! Chegámos ao concerto tarde e a más horas, mas ainda deu para ver o espectacular fogo de artifício multicolor em Darling Harbour, ao nível do fogo de artificio de fim de ano do Alberto João Jardim!

3 comentários:

  1. Bem.... q sorte! Praia, sol, mergulhos e roupa de verão!!! Aqui em Matosinhos tem estado sol palido e um frio...

    Ainda bem que estão a gostar e a aproveitar. Sim pq n tarda nada começa as aulas e o trabalho ;0)

    Mts beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  2. Quer dizer, venho aqui todos os dias e nada!!! Isto n era suposto ser um diario?????
    Toca a escrever, q queremos saber o q andam a fazer...

    bjs para os 2
    Marta

    ResponderEliminar
  3. Olá Leonor:
    Isto é uma mensagem teste para eu ver se sou capaz deescrever num blog. Não te rias...
    Bjinho da tia Teresa

    ResponderEliminar