segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Preparativos, preparativos, mais preparativos e finalmente a viagem

Alguns ouviram-me dizer, há uns tempos atrás, que assim que acabasse de trabalhar ia surfar todos os dias até ir para a Austrália. Pois é, não surfei nem um dia! Nem eu nem a Leonor fazíamos a mais pequena ideia da empreitada que tínhamos pela frente: libertar a casa de toda a nossa tralha e fazer uma mala para um período que nenhum de nós alguma vez fizera, tudo isto, com inúmeras festividades à mistura, foi absolutamente esgotante mas, como quem corre por gosto não cansa, foi tudo feito com um sorriso que para o final foi substituído por dores físicas variadas, uns quilos a menos e já algum desespero.


Só para terem uma noção, a Leo tem milhares de livros técnicos (aposto que não leu nem metade) e esses foram os primeiros a sair para casa do tio Manel, sogro, pai e fiel depositário de 70% dos nossos bens. Depois seguiu-se a triagem de tudo o que ainda tínhamos em casa, havendo 3 possíveis destinos: donativos/lixo, “armazém” (leia-se casas dos nossos pais) e Austrália. E assim se passou um mês, escada acima, escada abaixo, A5 para lá e para cá, a alancar com cargas que o mais rude dos estivadores teria dificuldades. Depois de despojada a casa de tudo o que não era roupa e que não era para ficar, tínhamos chegado à conclusão que afinal a nossa casa era enorme (tendo em conta tudo o que de lá saiu!). Mas, faltava a tarefa mais difícil do ponto de vista logístico, fazer as malas. Como é que se faz as malas para um ano com as suas quatro estações e no meu caso, sem sequer saber como é que irei vestido para o trabalho? Rapidamente concluímos que o melhor era aproveitar para eliminar toda aquela roupa que estava guardada sabe-se lá bem porquê, escolher o que ficava para trás e depois ver o que sobrava, ou seja, o que era para levar. A questão é que só sobraram, nada mais, nada menos que cerca de 221 kg! Até eu estou parvo agora que fiz a conta do total… Destes quilitos, 127 foram despachados como bagagem não acompanhada (3 dias para embalar tudo) e connosco vieram, no porão, dois malões de 32 kg cada, e duas mochilas e um troley com o resto. Claro está que, no voo Lisboa Londres com BA, tivemos de pagar porque as malas tinham mais de 23 kg mas a choradeira que se seguiu não foi por causa disto. A senhora da segurança, depois de ver a Leo, até perguntou se nós nos íamos separar. Depois da minha resposta, concluiu muito rapidamente que íamos viver para fora.




Já em Londres, e depois de uma noite mal dormida, no check in da Singapore Airlines conseguimos safar-nos sem pagar nada apelando à impossibilidade de se viajar para o outro lado do mundo, por um ano, com menos do que tínhamos (obviamente nunca ouviram sequer falar da nossa bagagem não acompanhada). Com pequeno-almoço tomado, lá embarcamos no gigante dos ares, o A380 (vejam as fotografias). Sinceramente não sei como é que isto voa!




Lá dentro tivemos de fazer pela vida. Assim que se pôde tirar o cinto, saltei do meu lugar e persegui o nosso objectivo: três lugares livres na fila da saída de emergência! Só que ao mesmo tempo, e ainda mais rápida que eu, a chinoca que estava sentada no 4º lugar levantou-se para nunca mais aparecer. Resultado: 12 horas de avião mas com 2 lugares para cada e mais de 1 m para esticar as pernas. Que grande início! Ah é verdade, depois de umas 8 horas de voo, a dita cuja estava sentada nos nossos lugares originais… Não sei muito bem o que se passou mas, como eu devia ter o dobro da altura dela, acho que merecia mais.

Neste momento, já estamos a sobrevoar a Austrália (perto de Alice Springs) e vamos num Boeing 747 a rebentar pelas costuras e com um velho ao lado a ressonar forte e feio. Deve ser para eu não ter saudades dos meus amigos…

3 comentários:

  1. Queridos Sobrinhos,

    Como é gratificante ter tantos Amigos! Saberem que estão longe e que vos acompanham no outro lado do mundo.
    E como é fantástico iniciarem esta aventura australiana com a vossa idade e energia.

    A Marta está a passar a receita dos pasteis de nata para vos enviar.

    Muitos beijinhos da

    Tia Béta

    ResponderEliminar
  2. Pedro és o Maior,,, estou eu para aqui hà 3 dias a tentar escrever um raio de um paper sobre o coro, o espaço , o tempo e sabesse lá maio o quê, quando deparo com essa tua agil habilidade da escrita,,

    se tenho sabido disto antes acho que vocês tinham 'migrado' mas era para a Av. António Augusto de Aguiar.

    Leo, vê -lá mas é se te concentras e estudas muito,, não te deixes desconcentrar com o blog que a tentação é GRANDE ,, , , , , ,., ,.,.

    como eu agora que devia estar a trabalhar e estou aki a ler as vossas aventuras

    ;)

    fsimal

    ResponderEliminar
  3. Mas valeu a pena... pelo q sei estão a adorar e em pleno verão :0)
    bjssss
    Marta

    ResponderEliminar