quarta-feira, 2 de junho de 2010

Vivid Sydney

Até ao final de Junho a cidade de Sydney está especialmente… iluminada! A causa chama-se Vivid Sydney! O Vivid Sydney é um evento de luzes, música e ideias, organizado pela grande lenda do rock Lou Reed. O Vivid Sydney inclui concertos, cinema, teatro e artes visuais. Todas as noites até ao final do evento os principais edifícios históricos da cidade tornam-se “vivos” devido às espectaculares projecções de luzes e cor. Estas iluminações visam igualmente celebrar e relembrar a importância do Governador MacQuarie para o desenvolvimento do estado de New Sout Wales. Na verdade, as grandes infra-estruturas e edifícios (desde igrejas, escolas, hospitais, estradas, bancos, entre outros) de New South Wales são obra deste Governador e o resultado do seu espírito empreendedor e visionário. Lachlan MacQuarie esteve também envolvido em dezenas de acções de beneficência, sendo-lhe atribuída a célebre (na Austrália) expressão fair go: os condenados ingleses que participassem nas obras públicas do estado de NSW recebiam em troca a sua liberdade. A sua mulher teve igualmente um papel preponderante nesta cidade, tendo contribuído activamente para o desenvolvimento dos Botanical Gardens e para a promoção da literatura na Austrália , enquanto colónia. Assim, na sexta-feira à noite o Pedro foi-me buscar DE CARRO à faculdade para irmos ver as famosas iluminações dos edifícios. Aqui ficam algumas fotografias:

No sábado, à tarde, depois duma manhã de estudo para mim e de surf para o Pedro, fomos até Petersham, mais conhecido pelo bairro Português. Ficámos mesmo surpreendidos, pois aqui é tudo realmente português: os restaurantes têm nomes, comida e ementas em português, nos supermercados há produtos portugueses à venda – desde Sumol, Cerelac, Nestum, azeite Galo, cerveja Sagres – os cafés vendem bolos típicos das pastelarias portuguesas, e na rua não se fala inglês, mas sim… Português. Bandeiras encarnadas e verdes e galos de Barcelos estão expostos em tudo o que é loja ou café!O bairro em si é muito.... "desanimador", mas valeu a pena a visita para comprar alguns produtos nacionais que sempre ajudam a matar as saudades de casa!

As nossas "aquisições"

No domingo, o Pedro participou num torneio de futebol “entre nações”, em representação do nosso país! O torneio foi organizado pela Football United NSW, uma fundação de caridade que dá apoio a crianças emigrantes e indígenas carenciadas. Os lucros do torneio serviram para financiar a participação destas crianças no “FIFA Football for Hope Festival” na África do Sul. Participaram neste torneio equipas dos quatro cantos do mundo e Portugal até não se saiu nada mal, já que chegou às meias finais, mas acabou por ser eliminado pelo Afeganistão.

1 comentário:

  1. Que espectsculo. Mas agora com arro, jé não vai haver tantos passeios de bicicleta ;0)
    Bjssss
    Marta

    ResponderEliminar