terça-feira, 29 de junho de 2010

A 1.ª visita

Os meus exames e trabalhos acabaram finalmente! Quer dizer mais ou menos… Decidiram pregar-me uma partida pois quando eu achava que, finalmente, estava de férias, recebo um mail a avisar que tinha um pré-course assignment para entregar no dia 8 de Julho (para uma cadeira do 2.º semestre). Mas pelo menos as aulas acabaram!
Na semana passada, para além dos jogos de Portugal e dos meus exames, o grande acontecimento foi a mudança de Primeiro Ministro da Austrália, completamente inesperada. Tudo não passou duma mera estratégia política. O anterior Primeiro Ministro Kevin Rudd, líder do labour party, estava com o nível de popularidade mais baixo de sempre, em consequência , nomeadamente, do novo imposto sobre as actividades mineiras. Tendo em conta que há eleições para o ano que vem, o partido decidiu que estava na hora do substituir, sob pena das eleições poderem estar perdidas. Quem subiu ao poder foi a braço direito dele, Julia Gillard, a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro Ministro na história da Australia. Toda esta mudança repentina, foi estranhíssima, pelo menos aos olhos de qualquer europeu! A boa notícia é que a minha mãe chegou este domingo, por isso estou feliz da vida! Ainda não eram 6 da manhã em Sydney e lá estávamos nós no aeroporto, à espera do avião da BA vindo de Singapura. Depois de matarmos as saudades e de receber os presentes da família (assim vale a pena estar longe ;) ) decidimos seguir até às praias a norte de Sydney. Como era fim-de-semana e o Pedro estava connosco dava para nos aventurarmos de carro para fora de Sydney (eu ainda não me oriento a guiar com o volante à direita). Assim, fomos até Palm Beach aproveitar o dia de sol fantástico, depois de termos parado em McMahons Point (para mostrar o nosso futuro “bairro de acolhimento”), Kiribilli e Avalon Beach. De tarde fizemos uma visita ao Ku-ring-gai Chase National Park e depois duma paragem para um capuccino num simpático café com vista para o mar em Balmoral, acabámos o dia em Watsons Bay a ver o por-do-sol. Claro que depois dum dia como este, às 8 da noite estávamos os 3 de rastos. O segundo dia foi preenchido com um programa o mais turístico possível: Botanical Gardens, Sydney Opera House e CBD. O final do dia foi acabado no cabeleireiro. Como não cortava o cabelo desde que saí daí (podem imaginar como estava comprido) fui arrastada para o cabeleireiro e levei o maior corte dos últimos anos! Hoje também nos fartámos de passear – fizemos um passeio ao longo da costa, desde Bondi Beach até Clovelly! Quase 8 km a andar! Os próximos dias serão passados de “papo para o ar” em plena Great Barrier Reef! Para finalizar só posso acrescentar: Allez Portugal allez, allez! Vamos lá ganhar aos Espanhois!