terça-feira, 27 de abril de 2010

Busy Weekend!

Agora que o Pedro começou a trabalhar, há que voltar a aproveitar bem os fins-de-semana! Este foi bem agitado! Até parece que voltámos aos tempos de Lisboa, a saltitar de programa em programa! Aqui fica um rápido resumo dalgumas das coisas que andámos a fazer.

Antes de mais, há que referir que tivemos direito a um dia extra, pois segunda-feira foi feriado. Por aqui, no dia 25 de Abril, comemora-se o Anzac Day, ou seja, a participação dos soldados australianos (e neozelandeses) na 1.ª Guerra Mundial.

Começámos o fim-de-semana com o jantar de anos da Mali em Surry Hills (uma das zonas de restaurantes e bares mais animada de Sydney), seguido duma visita ao pub mais próximo! Infelizmente não conseguimos tirar muitas fotografias, pois o empregado a quem pedimos para nos tirar uma fotografia de grupo, conseguiu estragar-nos a máquina nos 15 segundos que esteve com ela na mão….

No dia seguinte, decidimos ir conhecer alguns bairros da zona norte de Sydney, não só porque ainda havia muito por explorar para aquelas zonas, mas também porque mudamos de casa daqui a uns meses e queremos ficar a conhecer potenciais futuros bairros “de acolhimento” …. Adorámos Kiribilli, que fica mesmo em frente à Opera House e tem vistas de se perder a cabeça! Acabámos o nosso passeio em Balmoral, uma das muitas baías de Sydney, com uma praia muito calminha, casas giríssimas e restaurantes/cafés muito trendy!

Ao fim do dia seguimos para Balmain, para jantar em casa da Cátia e do Nuno, mas mais uma vez, falhámos a fotografia com os anfitriões.

No domingo ao final da tarde, fomos ter a um bar animadíssimo em Bondi para nos encontrarmos com o Pedro (um português que está cá já há vários anos) e alguns amigos dele, entre os quais um inglês, um espanhol e duas americanas. Eram 6 da tarde, mas parecia meia-noite: o bar estava à pinha! Algumas pessoas aproveitaram para jogar um jogo típico do Anzac day – two up – que é um jogo de moedas, tradicional da Austrália e que foi muito popular entre os soldados Australianos. O jogo de azar é proibido na Austrália fora dos recintos autorizados, e o Anzac day é o único dia do ano em que é permitido jogar two up em todo o lado!

Na segunda-feira, acordámos cedo e seguimos para Palm Beach, uma praia a 40 minutos a norte de Sydney. O Outono começa a querer fazer-se sentir e os dias já não são muito quentes, mas valeu a pena fazer a despedida do Verão e aproveitar os últimos raios de sol nesta zona de praias paradisíacas. A Mali e o Aaron juntaram-se a nós para um dia de praia bem passado, que incluiu surf, raquetes e gelados ao final do dia!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Papers, assignmemnts, essays, studies… and some fun!!!!

A semana que passou foi basicamente ocupada a estudar e a preparar os três assignments (de International Business Law, Finance Law e Capital Markets, para os interessados!) que tenho para entregar já no próximo mês. A extensão dos trabalhos varia, mas todos requerem longas horas de pesquisa. Assim, e apesar do sol continuar a brilhar lá fora, passo os dias em frente ao computador e rodeada de livros e papeis, umas vezes em casa, outras na “mega” biblioteca da faculdade e outras na sala para os alunos de LLM, equipada com computadores, impressora e chá, café e bolachas para os momentos de pausa (para alem do espaco lounge)!! Ninguém disse que ia ser fácil, não é??? Entretanto o Pedro passou os dias todos agarrado aos livros, já que se candidatou para fazer um exame para obter uma certificação internacional como Project Manager. Pela frente tem a leitura exaustiva de dois livros com 500 páginas cada e um exame de 4 horas e 200 perguntas!
As noites vão sendo alternadas com umas idas ao cinema (às segundas-feiras porque é mais barato!) e “drinks” às quartas e quintas-feiras com dois grupos diferentes de amigos da faculdade, qualquer deles muito internacionais (os suíços estão sempre em vantagem numérica, mas há alemães, um espanhol, um canadiano – novo “amiguinho” do Pedro para as surfadas – uma brasileira e uma francesa – as minhas “best friends” da faculdade, etc, etc!). Às quartas-feiras o ponto de encontro é sempre no mesmo bar do hotel em frente à universidade. Dizem que é de hotel mas no fundo, é um verdadeiro pub onde todas as semanas há um grupo diferente a tocar. Às quintas-feiras vamos sempre a um bar novo e diferente, pelo que já tem dado para conhecer imensos sítios! Convém dizer que os horários são ligeiramente diferentes dos que temos em Portugal: às 7.30, 8.00 já está tudo de cerveja na mão e à meia-noite (quando está a ser um loucura) a noite acabou!
Na sexta-feira fomos com parte desta malta ver mais um jogo de rugby mas, desta vez de NRL (National Rugby League). As regras deste desporto são completamente diferentes das que estamos habituados em Portugal, por isso, estava um bocado “à nora” e passei parte do jogo à conversa…! Claro que teria acontecido o mesmo se fosse um jogo de Rugby Union (o “nosso”). As equipas em campo eram ambas de Sydney - Buldogs vs Wests Tigers – como tal o jogo era importante e o estádio estava à pinha. Foi um género de Sporting-Benfica e, infelizmente, tal como tem acontecido com o nosso Sporting nos últimos tempos, a equipa pela qual estávamos a torcer – os Tigers – foi derrotada. Antes do jogo começar houve direito a cheerleaders e tudo!
Aos fins-de-semana tiramos folga dos livros e sempre que o tempo o permite vamos até à praia. Este domingo, para variar um bocado, decidimos ir até aos Botanical Gardens passear e aproveitar o “verde” que a cidade tem para nos oferecer. Acabámos a tarde a ouvir jazz, com vista para a Opera House e para a Harbour Bridge!

domingo, 11 de abril de 2010

Último dia: Hunter Valley

Depois duma noite descansada, já em casa, fizemo-nos à estrada rumo a Hunter Valley. Hunter Valley fica a quase 200 km a norte de Sydney e é uma das regiões mais antigas de vinhos da Austrália. Em Hunter Valley são produzidos vinhos de várias castas, desde shiraz, chardonnay, verdello, e semillon (Pedro PG espero não estar a cometer nenhum erro!). Por se tratar duma região de pequena dimensão, os vinhos produzidos são todos vendidos para lojas, não sendo dirigidos ao mercado de exportação.

Depois de chegarmos, percebemos que, pela quantidade de adegas que o guia e as várias setas na estrada indicavam existir por ali, o melhor seria mesmo pararmos no centro de informações para percebermos onde devíamos ir. A nossa primeira visita foi então à McGuigan Winery, onde perdemos quase toda a manhã, já que a visita incluía uma prova de vários vinhos, uma prova de queijos e um tour pela adega e vinhas com uma explicação pormenorizada sobre todo o processo de produção de vinhos! A guia, por saber que éramos portugueses e que em Portugal também se fazem vinhos de qualidade, passou todo o tempo a fazer-nos perguntas e a estabelecer comparações entre os métodos utilizados na Austrália e na Europa, o que tornou a visita ainda mais interessante!

De seguida, fomos a uma outra adega, mais pequena – Audrey Wilkinson Vineyard - onde nos tinham dito que teríamos uma vista de 360.º graus sobre todo o vale. A paragem valeu realmente a pena, pois a vista era espectacular! Claro que também aqui fizemos nova prova de vinhos!!

A tarde foi ocupada por mais uma ou duas paragens em algumas adegas (Pokolbin Estate Vineyard e Lindemans Wines), todas elas com direito a provas…Convém dizer que, claro está, as provas não eram pagas, e que depois da segunda prova já estávamos a ver tudo a andar à roda!! Para quem não quer apenas dedicar-se aos vinhos, há muitas outras coisas para fazer por aqui: há passeios de avioneta e de balão para aqueles que não se importem de gastar um bocadinho mais, golf, restaurantes óptimos, etc!

Ao final da tarde, o Pedro quis manter a tradição da Páscoa dos Brandões e fazer uma caça aos ovos. Para o efeito, decidimos parar nos Jardins de Hunter Valley e lá fomos nós, tipo crianças, esconder os ovos de chocolate (que nos tinham oferecido no restaurante de Canberra) no meio dos ramos das árvores do jardim!! Só visto!

Antes de voltarmos para Sydney queríamos fazer uma última paragem numa vilazinha que pela descrição do nosso guia parecia valer a pena, por ser cheia de lojas gourmet, com várias boutiques de vinho e cafés com boa pinta… Nunca demos com a tal terra e fomos antes ter a uma aldeia minúscula, para aí com 7 ou 8 casas, mas com um pub no meio da estrada, cheio de gente, animadíssimo e com música óptima!!! O Pedro aproveitou para aí beber um café bem forte, para fazer a viagem de regresso a casa, que, por causa deste desvio, acabou por não ser feita pela estrada principal, mas por uma estrada (bem) secundária, cheia de curvas e contra-curvas, mas com uma paisagem que claramente compensou os kms a mais.

sábado, 10 de abril de 2010

3rd Day – Depot Beach to Sydney

Para não fugir à regra destas férias, voltámos a acordar bem cedo. Como já não havia grande coisa a fazer em Canberra e as previsões de tempo para a costa eram um bocadinho melhores, por volta das 8:30 já estávamos a sair de Queenbeyan, cidade satélite da capital onde passáramos a noite. Os objectivos para este dia, antes do regresso a Sydney, estavam traçados: explorar a costa um bocado mais para Sul, tentar surfar e ver cangurus ou wallabies, não importava – achámos que depois de 2,5 meses, ainda não ter visto estes bichos saltitantes era um escândalo, por isso o tamanho não importava (os primeiros são os grandalhões), queríamos era vê-los vivos já que pintados nos sinais de trânsito e atropelados na berma da estrada há aos pontapés. Parece que os bichos são mesmo estúpidos e à noite quando andam a pastar na berma e vêem as luzes dos carros têm um desejo incontrolável de saltar em direcção à luz. Claro está, a coisa não corre bem para ninguém: eles, todos felizes, seguem a luz mas apagam-se logo a seguir; os carros ficam todos partidos, o que torna guiar à noite por cá um bocado perigoso.

Como sabíamos que em Pebbly Beach costumava haver cangurus fomos directos para lá. Da estrada principal até lá era uma estrada de terra batida, transformada num lamaçal pela chuva que afinal ainda caía. Mas como carro alugado é para isto mesmo, lá fomos nós. Chegados lá, a ausência dos prometidos marsupiais e a sempre presente chuva fez-nos decidir ir mais para Sul onde o tempo parecia melhor. Chegados a Depot Beach (mesmo acima de Batemans Bay) onde deveria dar para surfar, houvessem ondas, encontrámos wallabies. Objectivos 1 e 3 cumpridos ainda por cima com o tempo a melhorar e numa baía brutal.

Depot Beach

Numa de aventureiros quando saímos desta praia para iniciar a subida da costa resolvemos ir pela estrada de terra batida. Qual não foi o nosso espanto quando pouco tempo depois estávamos de volta a Pebbly Beach que afinal era no extremo Norte da baía. Mais uma passeio porque já não chovia e mais wallabies. São animais selvagens mas, estão tão habituados a pessoas que é possível tirar umas fotografias engraçadas:

É impressionante mas depois de medir a passo umas pegadas na praia, concluímos que eles dão saltos com bem mais de 2 metros e estes são só os wallabies. Imagine-se os cangurus! Depois deste momento “BBC Vida Selvagem” continuámos a viagem de volta a casa ao longo da costa com paragens em vários spots conhecidos de surf mas que não reuniam as condições necessárias à prática da modalidade. Foi num destes, Dolphins Point que acabámos por fazer o nosso almoço de Páscoa. Foram umas sandwichs comidas dentro do carro porque estava outra vez a chover mas com uma vista e uma companhia inigualáveis.

Dolphins Point (onde foi o nosso almoço)

Bawley Point

Narrawalle Beach

Para além das várias praias, a meio caminho ainda parámos em Berry, uma vilazinha bem simpática, para tomar um café.